Ayrton Senna completaria 60 anos de idade neste sábado

Ayrton Senna completaria 60 anos de idade neste sábado
 

Piloto brasileiro foi tricampeão da Fórmula 1, e morreu no dia 1° de maio de 1994, após sofrer um acidente durante o GP de San Marino, na Itália
 

Por Gazeta Esportiva 

 

 

Neste sábado, dia 21 de março, um dos grandes ídolos da história do esporte brasileiro estaria fazendo aniversário. O paulistano Ayrton Senna da Silva, tricampeão mundial de Fórmula 1 e um dos maiores nomes da categoria, completaria 60 anos de idade nesta data.
 
O piloto começou sua vitoriosa carreira no automobilismo em competições de kart. A primeira prova oficial de Ayrton na categoria foi em julho de 1973, quando ele tinha 13 anos, no Kartódromo de Interlagos, que hoje leva o nome de Kartódromo Ayrton Senna. A primeira vitória veio na mesma corrida.
 
A trajetória em “carros fórmula” se iniciou em 1981, quando ele venceu a Fórmula Ford 1600 e, posteriormente, a Fórmula Ford 2000. Em 1983, Senna conquistou a Fórmula 3, com um recorde de nove vitórias consecutivas, e trilhou de vez seu caminho para entrar na F1.
 
Em sua primeira temporada, pela Toleman, o “Rei da Chuva” pontuou em cinco corridas e terminou o ano na nona colocação da classificação geral dos pilotos, com treze pontos conquistados. Era o cartão de visitas do piloto que viria a vencer três títulos nos anos seguintes.
 
O primeiro troféu veio em 1988, pela Mclaren. O brasileiro voltou a vencer em 1990, depois de perder o título do ano anterior para o rival francês Alain Prost em decisão polêmica. Na temporada seguinte, levantou mais uma taça e tornou-se o mais jovem piloto a conquistar um tricampeonato na Fórmula 1 até então.
 
Senna faleceu no dia 1º de maio de 1994, após sofrer um acidente na curva Tamburello, durante o Grande Prêmio de San Marino, em Ímola, na Itália, enquanto corria pela Williams. Durante toda a carreira, Ayrton disputou 161 grandes prêmios na Fórmula 1, registrando 41 vitórias, 80 pódios e 65 pole positions.
 
 
Ayrton Senna completaria 60 anos (Foto: DIVULGAÇÃO)
ETERNAMENTE FUTEBOL 
Em 21 de março de 2020