Laterais do Fortaleza se notabilizam por gols marcados

Laterais do Fortaleza se notabilizam por gols marcados
 

Cinco dos 25 gols do Tricolor de aço em 2020 foram marcados por laterais, com Bruno Melo, Tinga e Carlinhos contribuindo bastante com o setor ofensivo leonino, sendo uma das armas do técnico Rogério Ceni 
 
 
Por Vladimir Marques, DIÁRIO DO NORDESTE 
 
 
A função primária dos laterais é defender, se eles estiverem escalados na primeira linha de 4 defensores de uma equipe. Mas pela característica comum na posição, ou seja, velocidade, apoio e qualidade nos cruzamentos, as funções ofensivas também são importantes para as equipes. E, com a presença no ataque, é cada vez mais comum também os laterais marcarem gols.
 
O Fortaleza, que tem seus 25 gols bem divididos entre todas as posições no elenco, tem 5 gols marcados (1/5 ou 20%) por seus laterais. Bruno Melo (lateral-esquerdo) e Tinga (direito) têm dois gols, e Carlinhos (esquerdo) tem um. Bruno Melo fez gols diante do Atlético Cearense (5x0) e Náutico (3x0), Tinga contra a equipe do Barbalha (4x2) e CSA (1x0), e Carlinhos, também diante do Barbalha (4x2).

Para Bruno Melo, o novo esquema tático do técnico Rogério Ceni privilegia o jogo em velocidade e de apoio.

"É fruto do trabalho, do que o Ceni pede a gente que joga na lateral, em apoiar, jogar perto da área. Trabalhamos no dia a dia para chegar à frente. Tenho facilidade, qualidade, de chegar bastante ali no ataque e quando aparecer é botar a bola para dentro", disse Bruno Melo.

Em seguida, Bruno elogiou o rodízio de jogadores por parte de Ceni, e até de posições em campo, já que ele também já jogou na zaga. "Nossa equipe vem em maratona, não tem como jogar todos os jogos. Por isso, o Ceni está nos revezando, já joguei de zagueiro e lateral e isso mostra a força do nosso elenco. Se precisar de mim ali na zaga, vou dar conta do recado, estou sempre à disposição".

Sobre os gols de laterais, que além dele, Tinga e Carlinhos também marcaram, Bruno comentou.

"É a qualidade que a gente tem de chegar fácil, rápido, perto da área do adversário. Eu já fiz gols, o Tinga também, o Carlinhos, e isso é muito bom para o Fortaleza. Que continue assim. Temos um ano com muitos campeonatos e precisamos continuar ajudando e marcando gols".

E fazer gols não é uma novidade para o lateral-esquerdo Bruno Melo. Em 6 anos de clube, o jogador já marcou 23. Seu melhor ano pelo Fortaleza foi em 2018, quando assinalou 10 gols em 44 jogos.

Indagado em entrevista coletiva sobre seus números, o jogador se mostrou surpreso, mas comemorou o feito.
"Esses números eu não sabia. Muitos vêm me perguntar sobre essa quantidade de gols, se eu deveria ser atacante. Mesmo na brincadeira, eu procuro fazer o meu trabalho, nas posições que jogo".

Definição

Após reunião ontem na sede da FCF, o Estadual não foi suspenso e o jogo do Leão contra o Guarany, na quarta-feira, está mantido para o Junco às 21h30. A partida é decisiva e pode classificar o Fortaleza para a próxima fase. O Tricolor de Aço tem 12 pontos e está na vice-liderança. Já o Cacique do Vale é o 4º com 10.
 
 
O lateral-esquerdo Bruno Melo marcou 23 gols com a camisa leonina em 6 anos
FOTO: THIAGO GADELHA
Em 20 de março de 2020 
ETERNAMENTE FUTEBOL