Get Adobe Flash player
Recomende este Site!

Regra da Fifa sobre lista da Copa pode desfalcar clubes brasileiros

Colunistas: 
Marcos Antônio

Regra da Fifa sobre lista da Copa pode desfalcar clubes brasileiros
 
Por Alexandre Fernandes -Onefootball
 
Em 2017, entidade máxima do futebol emitiu circular que determina 20 de maio como data final para os 35 convocados jogarem em seus clubes
 
Nos últimos dias, as seleções que irão disputar a Copa do Mundo da Rússia começaram a divulgar as listas com seus 23 convocados para o Mundial. No Brasil, Tite também convocou seus atletas e, assim como todas as equipes, deixou 12 jogadores de “stand by” para serem chamados em caso de cortes no grupo inicial.
 
Com isso, em função do calendário esportivo muito apertado, alguns clubes brasileiros podem ser prejudicados em seus torneios até o início da Copa. Isso porque uma regra da Fifa, divulgada às Federações e Confederações filiadas através de uma circular de 30 de março de 2017, informa que nenhum dos 35 jogados convocados para o Mundial da Rússia podem jogar depois do dia 20 de maio de 2018. Assim, apesar de ter somente o zagueiro Geromel, do Grêmio, e Cássio e Fagner, do Corinthians, a seleção brasileira pode desfalcar outros clubes até a estreia na Rússia.
 
Dedé, por exemplo, que foi citado por Tite como um dos nomes na lista de 12 suplentes, desfalcaria o Cruzeiro no Brasileirão e na Libertadores. Rodrigo Caio também seria um dos jogadores que ficariam de sobreaviso e, assim, não poderia jogar pelo São Paulo após o dia 20 de maio. No entanto, o zagueiro irá passar por uma cirurgia no pé esquerdo e, portanto, não irá atuar pelo Tricolor de qualquer maneira.
 
Real Madrid e Liverpool, que jogarão a final da Liga dos Campeões no próximo dia 26 de maio, em Kiev, Ucrânia, não estarão infringindo qualquer regra da Fifa, já que fizeram um pedido especial, ainda em 2017, para que seus jogadores pudessem permanecer em atividade até o dia 27 de maio.
 
A CBF tenta entrar em acordo com a Fifa sobre o caso. Em caso da entidade máxima do futebol se manter irredutível quanto ao tempo de descanso dos jogadores antes da Copa do Mundo, os nomes dos 12 suplentes de Tite deveriam ser revelados e, assim, desfalcarem seus clubes no Brasil.
 
 
Divulgação: Site Eternamente Futebol