Get Adobe Flash player
Recomende este Site!

Em oito anos de Série C, Antônio Carlos Zago é o 16° técnico do Fortaleza

Colunistas: 
Marcos Antônio

Em oito anos de Série C, Antônio Carlos Zago é o 16° técnico do Fortaleza
 
Por globo esporte - Fortaleza 
 

O Fortaleza está completando o oitavo ano de Série C. Antônio Carlos Zago, recém-chegado ao Fortaleza, é o 16° técnico do time desde que o Leão do Pici foi rebaixado, em 2009, para a Terceirona. Ao todo, foram 20 trocas de técnico durante esse período de oito anos. Relembre abaixo quem passou pelo comando técnico do Tricolor e os motivos que levaram à demissão dos treinadores.
 

2010Luiz Muller foi o primeiro a comandar o Fortaleza na temporada. Ele era o auxiliar de Roberto Fernandes, técnico que estava à frente do Leão no ano anterior, na ocasião da queda. Muller foi demitido após eliminação na Copa do Brasil. 
 
Zé Teodoro conquistou o inédito tetracampeonato estadual, mas acabou eliminado na primeira fase da Série C. Foi demitido em sequência.
2011Flávio Araújo comandou o Fortaleza no estadual. A equipe foi mal e o treinador foi demitido antes mesmo da Série C começar. 
 
Ferdinando Teixeira foi o técnico seguinte. Ele deixou o Leão já na segunda rodada da Série C, optando pela aposentadoria. A decisão pegou todos de surpresa.
 
 Arthur Bernardes chegou, mas foi eliminado na Taça Fares Lopes pelo Maranguape, o que acarretou sua demissão. Ademir Fonsecachegou ao Fortaleza num alvoroço grande, soltando até rojões. No entanto, recebeu proposta do Goiás e sequer chegou a comandar o Tricolor. Júlio Araújo fechou o ano. A campanha foi ruim e o time, por pouco, não cai para a Série D. Foi demitido ao término da temporada.
 
2012Nedo Xavier teve boa campanha na Copa do Brasil, mas perdeu o título estadual para o Ceará. Acabou não resistindo aos maus resultados na Série C. 
 
Vica, que havia subido de Divisão com o ASA em 2011, chegou ao Tricolor. Teve a melhor campanha na primeira fase, mas perdeu o acesso para o Oeste, no lotado Presidente Vargas.
 
2013Vica seguiu no comando do time e até fez um bom início de ano. Foi demitido após a eliminação na semifinal da Copa do Nordeste, para o Campinense. 
 
Hélio dos Anjos assumiu para sua quarta passagem pelo Fortaleza. Caiu na semis do estadual para o Ceará e foi eliminado na Copa do Brasil para o Juventude. Seguiu no cargo, teve um bom início de Série C, mas ao sair do G-4, foi demitido. Luís Carlos Martins foi o terceiro técnico do ano. Sequer chegou à fase mata-mata na Série C, sendo eliminado pelo Sampaio Corrêa no Castelão lotado.
 
2014Marcelo Chamusca foi o único técnico do ano. Não conquistou o título estadual, perdendo a final para o Ceará, em dois jogos sem gols. No entanto, seguiu no comando do time durante a Série C. O fracasso ocorreu diante do Macaé, no mata-mata da Terceirona.
 
2015Nedo Xavier voltou ao comando do Fortaleza. Durou apenas dois meses no cargo e 
 
Marcelo Chamusca retornou ao comando do Leão do Pici. Mais uma vez, fez uma grande campanha na Série C na primeira fase, mas novamente não conseguiu o acesso. Desta vez, o algoz foi o Brasil de Pelotas.
 
2016Flávio Araújo chegou novamente para comandar o Fortaleza. Chegou com o status de "rei do acesso", mas sequer chegou a iniciar a Série C. 
 
Marquinhos Santos chegou e recuperou bem a equipe no Nordestão. Foi bem na Copa do Brasil, eliminando o Flamengo. No entanto, na reta final da Série C, com a equipe às vésperas do mata-mata, recebeu proposta do Figueirense e deixou o clube. Hemerson Maria veio para comandar o time em três jogos, mas frustou milhares de torcedores ao ser eliminado pelio Juventude no mata-mata da competição.
 
2017Hemerson Maria permaneceu no cargo, mas após o início de ano ruim e a eliminação na primeira fase da Copa do Brasil, o técnico foi demitido. 
Marquinhos Santos voltou ao clube com o objetivo de conquistar o acesso que não veio no ano anterior. No entanto, após a eliminação nas semis do estadual para o Ferroviário, foi mandado embora. Paulo Bonamigo foi contratado para a Série C. Ele estava há um ano sem comandar nenhuma equipe, e até começou bem a competição, mas acabou demitido após a queda de rendimento na Terceirona. No último fim de semana,
 Zago foi anunciado para ser o 16° comandante do Fortaleza na Série C.
 
 
Fonte: globo esporte - Fortaleza 
Divulgação: Site Eternamente Futebol