Get Adobe Flash player

Reflexões sobre a permanência do Fortaleza na Série C pelo oitavo ano seguido

Colunistas: 
Marcos Antônio

Reflexões sobre a permanência do Fortaleza na Série C pelo oitavo ano seguido 
 
Teoricamente , o Fortaleza sempre tem montado o melhor elenco da Série C . Jogadores experientes, com passagens por grandes clubes e acostumados a participar de decisões em estádios lotados. Assim, a tese de que os atletas "amarelam" apenas nos jogos de mata-mata da Série C , não teria sustentação, especialmente neste ano de 2016, em que o time fez grandes jogos contra times de Série A, derrotando duas vezes, na Arena Castelão e no Rio de Janeiro ,o todo poderoso Flamengo. No momento, rubro-negro é o vice-lider da Série A, ,atrás apenas do Palmeiras. Às vésperas do jogo contra o Juventude ,pelo mata-mata, o Fortaleza fez um jogo muito bom contra o Internacional pela Copa do Brasil, derrotando o time gaúcho por 1 x 0 e perdendo ,inclusive, outras oportunidades para ampliar o placar. 
 
Fiz um levantamento da escalação dos jogadores que fracassaram seguidamente  nos mata-matas da Série C e uma eliminação na fase classificatória contra o Sampaio Corrêa. Observe a escalação do Fortaleza nas eliminações seguidas e perceba que a maioria dos jogadores que participaram dos jogos eram atletas experientes e "rodados". 
 
11 de Novembro de 2012 - Fortaleza 1 x 3 Oeste - Fortaleza jogava pelo empate sem gols.
 

ESCALAÇÃO DO FORTALEZA: Lopes; Micão, Ciro Sena e Cléber Carioca (Jaílson); Rafinha, Élton, Esley (Jackson), Geraldo e Guto; Waldison e Assisinho (Cléo). 
Técnico: Vica
 
12 de outubro de 2013 - Fortaleza 2 x 2 Sampaio - gol do Sampaio aos 47 do segundo
 
ESCALAÇÃO DO FORTALEZA: Flávio; Eduardo Luiz, Fabrício, Charles e Marinho Donizete; Esley, Jackson Caucaia e Guaru (Joílson); Assisinho (Ruan), Waldison e Robert (Jackson Silva)
Técnico: Luiz Carlos Martins
 
25 de outubro de 2014 - Fortaleza 1 x 1 Macaé
 
ESCALAÇÃO DO FORTALEZA: Ricardo; Tiago Cametá (Hudson), Genílson, Adalberto e Fernandinho; Corrêa, Walfrido (Romarinho) e Marcelinho Paraíba; Waldison, Robert e Ricardo Lopes (Erick Flores). Técnico: Marcelo Chamusca.
 
17 de outubro de 2015 - Fortaleza 0 x 0 Brasil de Pelotas
 
ESCALAÇÃO DO FORTALEZA: Ricardo Berna; Tinga, Lima, Adalberto e Thallyson; Auremir, Corrêa, Everton, Daniel Sobralense e Maranhão;Lúcio Maranhão.
Técnico: Marcelo Chamusca.
 
9 de outubro de 2016 - Fortaleza 1 x 1 Juventude
 
ESCALAÇÃO DO FORTALEZA: Ricardo Berna,Felipe, Lima, Edimar e William Simões;
Juliano, Corrêa (Pio), Daniel Sobralense (Leandro Lima), Rodrigo Andrade e Everton (Juninho);
Anselmo
Técnico: Hemerson Maria
 
Um fato que tem gerado muitas suspeições em parte da torcida do Fortaleza são os contratos secretos que a diretoria assinou com o Canal Esporte Interativo. Esclareço o que consegui de informação sobre o assunto em pesquisas na web. 
 
Os contratos do Fortaleza com o Canal Esporte Interativo
 
No dia 30 de março de 2016 foi anunciado contrato do Fortaleza com o Esporte Interativo por um período de seis anos para transmissão dos jogos do Campeonato Brasileiro. De 2019 a 2024.
 
Por que a partir de 2019 ? Porque a Globo comprou os direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro até 2018.
 

Anteriormente , o Esporte Interativo já havia comprado os direitos de transmissão da Copa do Nordeste por 10 anos.
Comprou também os direitos de transmissão dos Campeonatos Estaduais do Ceará , Alagoas, Rio Grande do Norte , Piauí , Paraíba, Maranhão e Sergipe.
 
Então , seria preciso ver os detalhes desses contratos , que cláusulas foram acrescentadas. Qual o valor dos dois contratos , o de dez anos e de seis anos.
 
Isto somente a diretoria do Fortaleza poderia esclarecer. E já ficou claro que eles não vão falar sobre o assunto.
 
Observação: a compra dos direitos de transmissão da Copa do Nordeste e dos estaduais ocorreu em 2013.
 
Clique no link e leia a matéria que comprova que o Fortaleza assinou contrato com o Canal Esporte Interativo a partir de 2019 indo até 2024. http://www.esporteemidia.com/2016/03/fortaleza-oficializa-acordo-de-seis...

 
Um fato que também deixou em dúvida parte da torcida do Fortaleza, foi a entrevista concedida pelo presidente Jorge Mota. Todos esperavam que o presidente trouxesse esclarecimentos sobre os contratos com o Canal Esporte Interativo e sua visão pela qual o Fortaleza fracassa apenas nos jogos de mata-mata da Série C. Resumindo , deixou sem explicações os seguintes fatos: 
 
Entrevista da Diretoria Executiva do Fortaleza
 
1- Não explicou as bases do contrato do Clube com o Esporte Interativo

2- Não esclareceu por que  considerou a conquista do campeonato Cearense mais importante que a conquista do acesso

3- Não opinou por que o Fortaleza somente fracassa nos jogos de mata mata da Série C .Saiu com evasivas pueris.
 

Observações:
O dirigente Torquato disse que a nova diretoria executiva vai pegar o clube equilibrado financeiramente. Imagina, se tanto dinheiro arrecado se ainda fosse deixar o clube endividado...
 
O presidente continua pedindo sacrifício dos torcedores, mesmo sem oferecer quase nada em troca. Pediu que os sócios torcedores não recuassem. Veja entrevista concedida pelo presidente Jorge Mota no dia 17/10/2016
 
 http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/jogada/online/em-col...
 

Outro fato que gerou muita apreensão em parte da torcida foi a matéria publica no dia 15/10/2016 pelo jornal O Povo . Eu fiz o segunite comentário em uma das minhas páginas do facebook: 
Diretoria do Fortaleza e jornal O Povo comemoram aumento das receitas do Clube na Série C a cada ano, fazem referências às diversas fontes de aumento de receitas, mas não citam o contrato com o Canal Esporte Interativo.
A diretoria do Fortaleza está comemorando o aumento das receitas, mas e a torcida ? O que ela ganhou com isto se o principal sonho dela, que é deixar de ser time de Série C , a diretoria insiste em não querer realizar ? Leia a matéria clicando no link abaixo: 
 
http://esportes.opovo.com.br/app/esportes/clubes/fortaleza/2016/10/15/no...
 
Reproduzo alguns comentários que fiz no decorrer desse mês de outubro ,após mais uma eliminação do Fortaleza no mata-mata. Em primeiro plano, coloco o comentário de Herbenia Santos, o qual foi postado em minha página: 
 
 "Tem muita coisa suja debaixo do tapete da série C....
O problema é que a gente ver as notícias querendo ofuscar o que de fato acontece. Essa entrevista do Pio foi uma das coisas pra tirar o foco do torcedor que tava começando a abrir os olhos pro fato real. Tipo se tivesse perdido pro Botafogo teria enfrentado outro time e teria subido! (Desculpa pra boi dormir). É como vc fala, perderíamos pra qualquer um. Um dia a casa vai cair e saberemos o motivo de ta 8 anos na série C.
Um time que tem o histórico do Fortaleza na série C só dos últimos 7 anos já era pra ter entrado em crise. Não existe crise no Pici, sempre o melhor elenco da série C é do Fortaleza, a folha de pagamento da série C mais cara é a do Fortaleza, os melhores públicos é do Fortaleza, a maior audiência do EI é nos jogos do Fortaleza, o maior número de sócios no estado é do Fortaleza...
Pra eles ta tudo bem, obrigada! Só quem sofre é o torcedor.."
 
"Eu continuo crendo que o Fortaleza não sobe não é por causa de incompetência de jogadores ou pela superioridade dos adversários que enfrenta no mata- mata. Oeste , Macaé, Brasil de Pelotas, Juventude ,Sampaio Corrêa...(fase classificatória)
Imagina que às vésperas do jogo contra o Juventude o Fortaleza fez um bom jogo pela Copa do Brasil contra o Internacional,derrotando o time Colorado.
Se o os jogadores tivessem tido contra o Juventude dez por cento do empenho que tiveram contra o Inter , teriam vencido o jogo com facilidade."
 

"Tem alguma coisa que segura os jogadores somente nos mata-matas da Série C".

 
."O torcedor é explorado , sustenta o futebol, mas não tem voz nem vez.
O torcedor é mantenedor de tudo o que gira em torno do futebol. Ele é o componente mais importante e é o menos valorizado e o menos respeitado.
O torcedor mantém os cartolas ( presidentes , diretores de clubes, Federação , etc)

O torcedor paga os salários dos jogadores, dos funcionários do clube...
O torcedor mantém as equipes esportivas de rádio, TV e jornalismo esportivo. ( Se não houvesse torcedor para ouvir programas esportivos, tais programas não existiriam , o mesmo ocorre com jornais e TVs.)
Se não houvesse torcedor, não haveria lojas de materiais esportivos.
Só que os torcedores ainda não se deram conta de sua importância para a existência do futebol . No rol de prioridades ele figura como o último da lista."
 
"Alguns torcedores ligados à atual diretoria do Fortaleza estão se chateando porque eu coloco em dúvida os sucessivos fracassos do Fortaleza apenas nos jogos de mata mata da Série C.
É um direito meu e de cada torcedor achar que está sendo lesado pelo Clube.
Se a diretoria não quer que ninguém duvide , então é só postar no site do clube cópia do contrato com a EI."
 
 
 
"O papel da nova diretoria , que será eleita em 3 de dezembro de 2016, não é apenas conquistar o Campeonato Cearense para continuar enganando a torcida, mas arrancar o Fortaleza da condição de time de Terceira Divisão".
 
 
"Minha desconfiança sobre os sucessivos fracassos do Fortaleza apenas nos jogos de mata-mata da Série C, não se fundamenta na tal carta-denúncia de 'Gunther Schweitzer. Sempre desconfiei das mambembes atuações dos jogadores do Fortaleza desde o jogo contra o Macaé".
"Minha desconfiança de que há "mutretas" ficará confirmada se o Fortaleza permanecer na Série C nos próximos dois anos".
 
"Para ser presidente de um Clube de futebol não é necessário ser rico"
 
"Para ser presidente de um Clube não é preciso ser rico , há outros atributos muito mais importantes que isto. Por exemplo, precisa ser um bom gestor, não pode usar a imagem do Clube para promoção pessoal ou usar o Clube para se eleger a cargos políticos, como fez o Evandro Leitão e o atual presidente do Ceará. 
Além disso, o candidato a presidente , precisa ser transparente com as contas do Clube, coisa que nenhum deles conseguiu ser até agora. E principalmente, precisa ter jogo de cintura para conviver com as diversas alas do Clube.

Não se enganem, se o presidente que for eleito for rico, o que ele investir no Clube , ele vai querer reaver de alguma forma.
Essa história de que o presidente do clube precisa ser rico é uma ideia ultrapassada.
O sócio-torcedor, os patrocinadores, as promoções para arrecadar dinheiro e outras receitas são meios que existem justamente para o clube poder se auto- gerir sem que haja a necessidade de um presidente rico".
 
"Olhem, eu sou a favor de uma renovação radical no Clube. Já que a galera "de gravata" não está conseguindo tirar o time do atoleiro e são sempre as mesmas caras que se apresentam para concorrer à eleição, então que a torcida se articule pra lançar um candidato saído do meio dela".
 
"Mutreta em futebol no Brasil é tão comum quanto político desonesto. Aliás , não só no Brasil ,mas em todo mundo. Ora, o futebol para a torcida é paixão , entretenimento. Mas para muita gente que faz futebol, é negócio , lucro. 
Não é à toa que o próprio ex presidente da CBF, José Maria Marin está preso há muito tempo por ser um dos agentes de corrupção no futebol. O próprio presidente da FIFA foi deposto por corrupção."
"Eu mantenho minha suspeita, ( eu não estou afirmando, estou mantendo minha suspeita) de que o que acontece com o Fortaleza nos jogos de mata mata da Série C não é normal. Pior que acontece somente com o Fortaleza ,durante quatro anos, durante esses quatro anos nunca vi um time por pior que seja agir como o Fortaleza dentro de campo somente nos jogos de mata mata".

"O tempo dirá se há ou não alguma mutreta por trás desses fracassos seguidos do Fortaleza apenas nos jogos de mata mata da Série C.
Se o time permanecer mais dois anos na Série C , aí minha dúvida será dissipada".
 
"Somente uma pessoa muito ingênua acredita que seja incompetência do elenco do Fortaleza os tropeços seguidos somente nos mata-matas da Série C. Garanto a vocês que se fosse qualquer outro time cearense , tipo Horizonte , Uniclinic, Guarani ou Guarany que tivessem ido várias vezes seguidas para o mata mata contra esses mesmos times que o Fortaleza pegou,qualquer uma dessas equipes já teria conquistado o acesso mais de uma vez nesse período de sete anos"
.
Resultados dos jogos do Juventude nas semifinais da Série C

Juventude 1 x 2 Boa Esporte
Boa Esporte 2 x 1 Juventude

Isto confirma minha tese de que o Boa Esporte era um adversário mais difícil que o Juventude.
 
Qualquer adversário que o Fortaleza tivesse enfrentado, teria sido eliminado
 
"Boa Esporte , Guarani -SP , Botafogo-SP e Juventude eram todos adversários difíceis. Se o Fortaleza tivesse pego o Boa ou Botafogo também teria sido eliminado. Entendo que seria mas fácil passar pelo Juventude que pelo Botafogo ou Boa Esporte.
Da mesma forma, qualquer adversário que o ABC tivesse pego, o time potiguar teria conquistado o acesso.

O problema do Fortaleza não foi o adversário. 
Eu assisti a vários jogos desses times que subiram e considerava que o adversário mais difícil para o Fortaleza seria o Boa Esporte.
A questão é que a maioria das pessoas avaliam os times pelo nome ou pela história do Clube, não pelo que vinha jogando naquela ocasião.
Desses quatro que subiram , pelos jogos que vi deles, o ABC e o Boa Esporte realmente mereceram o acesso. Embora o Guarani tenha terminado a fase de classificação como líder de seu grupo, mas a meu ver, não merceu o acesso por causa dois jogos ruins que fez pelo mata-mata contra o ASA. Não fosse o goleiro do ASA , praticamente , ter entregado dois gols, o bugre não teria se classificado. 

O Fortaleza pegou o time mais fraco, o Juventude".

 

Marcos Antonio Vasconcelos Rodrigues, redator do Site Eternamente Futebol, professor concursado da Rede Pública Estadual de Ensino, Escritor e Desportista. .