São Paulo será cabeça de chave da Libertadores; veja como ficam os potes para o sorteio

São Paulo será cabeça de chave da Libertadores; veja como ficam os potes para o sorteio
 
Estão definidos os potes para o sorteio da fase de grupos da Copa Libertadores, e o São Paulo será cabeça de chave. O time tricolor acabou 'ajudado' pelo Rentistas (URU), que foi à final do Campeonato Uruguaio e 'resolveu' a enorme confusão que aconteceu no campeonato local (leia mais abaixo).
 
Assim, o Brasil tem três cabeças de chave: PalmeirasFlamengo e o próprio São Paulo.
 
Internacional Atlético-MG estarão no pote 2, enquanto o Fluminense vai para o pote 3.
 
Caso se classifiquem, Grêmio Santos estarão no pote 4 por terem vindo da fase prévia. VEJA OS CENÁRIOS COMPLETOS PARA OS POTES ABAIXO,
 
Vale lembrar que os potes são definidos pelo ranking da Conmebol, que leva em consideração o desempenho recente e histórico dos times dentro da Libertadores. Times do mesmo país não podem estar no mesmo grupo – a menos que um deles tenha vindo da fase prévia.
 
POTE 1 : PALMEIRAS (BRA) , River Plate (ARG), Boca Juniors (ARG), Nacional (URU), FLAMENGO (BRA), Cerro Porteño (PAR), Olimpia (PAR) e SÃO PAULO (BRA)
 
POTE 2: Defensa y Justicia (ARG), INTERNACIONAL (BRA) , ATLÉTICO-MG (BRA) , Santa Fé (COL), Racing (ARG), LDU (EQU), Universidad Católica (CHI) e Barcelona (EQU)
 
POTE 3: Velez Sarfield (ARG), Sporting Cristal (PER), América de Cali (COL), FLUMINENSE (BRA) , The Strongest (BOL), Universitario (PER), Deportivo Tachira (VEN) e Argentinos Jrs. (ARG)
 
POTE 4: Deportivo La Guaira (VEN), Unión La Calera (CHI), Always Ready (BOL), Rentistas (URU) e os 4 times da fase prévia
 

A confusão no Uruguai
 
Toda a confusão acontece porque o Uruguai não definiu a tempo todos os seus classificados para a Libertadores. Os dois finalistas do país têm direito a vagas diretas na fase de grupos.
 
O Rentistas se classificou porque venceu o Liverpool nesta quarta-feira e foi um dos finalistas do país. Isso acabou eliminando o Peñarol da competição continental.
 
Se o Liverpool vencesse, iria para a final e não ficaria com a vaga. Isso porque a equipe preferiu garantir antes a sua participação no principal torneio sul-americano, aceitou uma vaga nas fases prévias e acabou já eliminada pela Universidad Católica (EQU) logo na estreia.
 
Como um time não tem direito a se classificar duas vezes, a vaga na fase de grupos vai para a equipe melhor posicionada na classificação geral que ainda estiver elegível. Assim, o Peñarol – que sequer estava na disputa do título uruguaio - ganharia o 'presente'.
 
Fonte: ESPN 
 (Foto: Alexandre Vidal / Flamengo)
Em 31 de março de 2021