Flamengo e Corinthians possuem as maiores torcidas por causa dos torcedores "terceirizados" do Norte e Nordeste

Flamengo e Corinthians possuem as maiores torcidas por causa dos torcedores "terceirizados" do Norte e Nordeste
 

É importante saber o que caracteriza o torcedor misto ou terceirizado. Os torcedores mistos desenvolvem simpatia por um time de seu estado ou  região, mas torcem também por clubes das regiões Sul e Sudeste, principalmente,  ou por times estrangeiros.

O torcedor "terceirizado" é aquele que não torce por nenhum time de seu estado ou região , torce somente por clubes de fora, por julgar que as agremiações  de sua região são fracas e só servem para "apanhar" dos times das regiões mais ricas do país. Essa quantidade de torcedores é bem menor que a dos mistos; Todavia, o  torcedor misto pode ser, também, chamado de "torcedor terceirizado"

 

Segundo o Datafolha, o Clube de Regatas Flamengo possui a maior torcida do Brasil com quase 34 milhões de aficionados, representando 18% do total. O Sport Club Corinthians Paulista aparece em segundo, com quase 29 milhões, ou seja,14%. 

Até aí nada de mais . Mas a questão é que a grandeza das torcidas desses clubes não é  proporcionada pelos torcedores da região onde eles  ficam sediados. O contingente de torcedores que dá a liderança a essas equipes vem das regiões Norte e Nordeste do país.

Vejamos como isto ocorre observando alguns dados da pesquisa Datafolha:

 

Na região Nordeste, o Flamengo aparece com 23% da preferência dos torcedores e o Corinthians vem em segundo,  com 9%. 

Na região Norte, a margem de preferência do Flamengo se amplia para 37%. O Corinthians aparece apenas com 8%. 

 

Observe:

 

Região Sul ( Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul)

 

1º Grêmio - 20%

 

2º Internacional - 18%

 

3º Corinthians - 12%

 

4º Flamengo - 8%

 

Região Sudeste:( São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo)

 

1º Corinthians - 19%

 

2º Flamengo - 14%

 

Então, a que conclusão se pode chegar? É Simples. Não fosse o contingente de torcedores "terceirizados" do Norte e Nordeste, Flamengo e Corinthians teriam torcidas equivalentes à maioria dos grandes times do Brasil, incluindo os do Nordeste: Bahia, Vitória, Ceará, Fortaleza, Sport, Náutico e Santa Cruz. 

Também não posso deixar de salientar que os outros dez times considerados "gigantes" do futebol brasileiro: Cruzeiro, Atlético-MG, Grêmio, Internacional, Botafogo, Vasco, Fluminense, Santos, Palmeiras e São Paulo possuem, também,  no Norte e Nordeste considerável contingente de torcedores "terceirizados", embora seja bem menor que o time da Gávea e o do Parque São Jorge.

Observe:

 

Região Nordeste:

 

3º Vasco - 6%

 

5º São Paulo - 5%

 

6º Palmeiras - 4%

 

8º Botafogo - 1%

 

8º Fluminense - 1%

 

8º Santos - 1%

 

Outro - 14%

 

Nenhum - 26%

 

Região Norte:

 

3º Vasco - 7%

 

4º São Paulo - 6%

 

5º Palmeiras - 3%

 

6º Botafogo - 1%

 

6º Fluminense - 1%

 

6º Santos - 4%

 

Outro - 19%

 

Nenhum - 17%

 

Existe algum problema quando um torcedor nordestino ou nortista torce por times de outras regiões do Brasil ou de outros países?

- Não, claro que não. Mas isso acarreta enormes prejuízos para os times dessas regiões , principalmente,  na distribuição das cotas de TV.

Por que você acha que Flamengo e Corinthians recebem o maior percentual das cotas? Ora, porque as redes de TV levam em conta a quantidade de torcedores que cada agremiação possui. Quem tem mais torcedores , ganha mais.

As emissoras de TV e os patrocinadores se baseiam nas pesquisas que mostram quais são os times de maiores torcidas. 

Sem se falar que torcedores "terceirizados", muitas vezes,  deixam de consumir produtos ( camisas, bonés, chaveiros, dentre diversos outros) dos times de seu estado ou região para consumir os dos times "estrangeiros."

 

Percebeu por que os times nordestinos e nortistas enfrentam dificuldades para contratar bons jogadores e formar grandes times ? Entendeu por que quando esses clubes participam da Séries A e B, por exemplo , recebem cotas e patrocínios menores, o que  impossibilita a formação de times fortes?

 

Além do que, o poder de negociação com cartolas e entidades que controlam o futebol nacional também fica reduzido. 

 

Sempre ouço pessoas dizerem: -

 

- "De que adianta nossos times subirem para a Série A se caem  para a B no ano seguinte?" Ou: - "Não torço pelos times daqui porque só sabem "apanhar"". Será que deu para perceber que pessoas que têm esse discurso  são diretamente responsáveis pela fragilidade do futebol de sua região ou estado? 

Saiba também que essa atitude de desvalorizar aquilo que faz parte de seu dia a dia , de sua região ou estado pode ser considerada uma alienação cultural . Para saber sobre isto, leia o texto que escrevi em 2010, (https://www.recantodasletras.com.br/artigos-de-espo…/6663524) , no qual cito as principais causas que levam torcedores a nutrir paixão por clubes de fora.

 

E agora? Bom, agora pode continuar torcendo por Flamengo ou Corinthians ou por quaisquer outros times que você quiser, afinal, tu moras num país democrático, não é mesmo? Entretanto, tu não podes deixar de saber de que és diretamente responsável pela grandeza dos times das regiões ricas e pela pobreza e fragilidade dos times da região onde você nasceu, cresceu e na qual ainda mora.

 

 

Fortaleza, 14 de junho de 2019

 

Marcos Antonio Vasconcelos Rodrigues - Redator do Site Eternamente Futebol , acompanha futebol desde os anos 1970. Professor concursado da Rede Pública Estadual de Ensino do Ceará, possui especialização em língua portuguesa e literatura, autor do livro "Palavras do meu sentimento". 

 

Fonte dos dados estatísticos: Datafolha -pesquisa publicada em 13 de abril de 2017, pelo jornal o Dia

 

 

Conheça outros textos de minha autoria clicando neste link:http://marcosantoniovascorodrigues.prosaeverso.net