Manter as contas equilibradas , incluindo encargos sociais , deveriam ser critérios para se qualificar um clube de futebol como "gigante"

Manter as contas e os encargos sociais em dia deveriam ser critérios para que um clube pudesse ser considerado "gigante"

 

Manter as contas equilibradas , incluindo encargos sociais , deveriam ser critérios para se qualificar um clube de futebol como "gigante".

Como um time pode ser considerado "gigante" se não cumpre com as obrigações básicas , tipo manter salários de jogadores , comissão técnica e funcionários em dia? Como um clube pode ser "gigante" se permite que sejam feitos cortes de água e energia nas instalações da agremiação ?

Se não paga os impostos devidos? Há bem pouco tempo, clubes considerados "gigantes" estavam impedidos pela FIFA de fazer contratações porque não honraram com o pagamento de compra ou negociação de jogadores feitas com outras agremiações.

O Flamengo , atualmente considerado o maior "gigante" brasileiro , estava se articulando no início do ano para fazer empréstimo 35 milhões.

Já se tornou até comum matérias na mídia dando conta de que o Estádio do clube "fulano de tal" pode ser penhorado pela Justiça para quitar dívidas não pagas. Como clubes assim poderiam ser considerados "gigantes"?

Segundo o Site Lance" em matéria publicada no dia 24 de agosto de 2020 , "os grandes clubes de futebol do Brasil devem R$ 1,1 bilhão às instituições financeiras do país, segundo um levantamento feito pela Pluri Consultoria." Obviamente, os 12 maiores devedores são os 12 clubes considerados "gigantes".

Será que considerar um clube "gigante" basicamente por ter formado grandes equipes em décadas passadas e por ter conquistado mais títulos nacionais e alguns internacionais seriam critérios suficientes para qualificar um time de "gigante" ? Ser detentor de maior torcida seria também outro critério suficiente já que "gigante" seria a torcida e não necessariamente o clube?

Talvez tenha chegado o momento de se pensar em acrescentar outros critérios para se qualificar um clube de futebol de "gigante".

 

 

Marcos Vasconcelos Rodrigues - Redator do Site Eternamente Futebol

Em 02 de março de 2021 - às 23h23min