Regulamento e tabela da Copa do Nordeste de Futebol de 2021

Regulamento e Tabela da Copa do Nordeste de Futebol de 2021
 
Copa do Nordeste de 2021 será a 18ª edição da competição de futebol realizada no Nordeste brasileiro, organizada pela Liga do Nordeste em parceria com a CBF. A Copa do nordeste terá início em 16 de dezembro de 2020 e terminará em 8 de maio de 2021

Conforme a edição anterior, os nove estados da região terão representantes no torneio, porém a seleção dos participantes será diferente.
O torneio terá a participação de 20 equipes, sendo 12 classificadas diretamente para uma fase de grupos e 8 classificadas para uma fase preliminar em mata-mata, que dará 4 vagas na fase de grupos. As equipes classificadas diretamente à fase de grupos serão os 9 campeões estaduais em 2020, juntamente com as equipes oriundas dos estados da Bahia, Ceará e Pernambuco mais bem posicionados no Ranking Nacional dos Clubes 2020, excluídos os campeões estaduais nos respectivos estados.
 
As equipes classificadas à fase preliminar serão: o segundo colocados no Ranking Nacional dos Clubes oriundo de Pernambuco (dois estados melhor ranqueados), além dos primeiros colocados dos demais estados da região (exceto o Ceará), excluídos da contagem os campeões estaduais em cada estado. No estado da Bahia, o 3º representante será o clube que tiver a melhor colocação no estadual, excluindo os clubes presentes na 1ª e 2ª vagas. Caso o clube da 1ª vaga não esteja disputando as Séries A ou B do Campeonato Brasileiro, então a 3ª vaga da Bahia será destinada ao clube com a segunda melhor colocação no Ranking Nacional de Clubes da CBF.
 
Clubes participantes
 
Classificados para a Pré-Copa do Nordeste
 
O clube melhor colocado no Ranking da CBF 2020 dos estados de Alagoas, Maranhão, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe garante vaga na seletiva da Copa do Nordeste. No entanto, se o melhor ranqueado desses estados for o campeão estadual, a vaga na seletiva passará ao segundo melhor colocado.
 
Os estados de Bahia e de Pernambuco, por serem as duas federações melhor ranqueadas no Ranking de Federações, possuem direito a uma vaga a mais na fase de grupos, destinada ao melhor ranqueado de cada um desses estados, sendo ao segundo melhor ranqueado, excluído o campeão estadual, assegurada uma vaga no Pré-Nordestão.
 
Classificados para a fase de grupos

Participam os campeões estaduais do ano anterior e os melhores colocados no Ranking da CBF 2020 oriundos da Bahia, Pernambuco e Ceará
 
Ao final da Pré-Copa, os vencedores dos quatro confrontos estarão automaticamente classificados para Fase de Grupos.
 
O vencedor ingressará na terceira fase da Copa do Brasil de 2022.
 
No dia 17 de deembro de 2020 , A Diretoria de Competições da CBF divulgou a tabela detalhada das Eliminatórias da Copa do Nordeste 2021. Atlético/BA e Botafogo/PB deram o ponta-pé inicial na competição e empataram em 1 a 1, no Estádio Antônio Carneiro, em Alagoinhas/BA. A partida da volta ocorreu no dia 22 de dezembro (terça-feira), as 21h30, no Almeidão, em João Pessoa/PB, com transmissão do LIVE FC , do SBT e Skay.
 
Completando esta fase houve mais três confrontos. Altos/PI e Globo/RN se enfrentaram nos dias 23 e 30 de dezembro, fechando o ano. Em 2021, o restante dos jogos. No dia 8 de janeiro, Moto Club/MA x CSA/AL jogaram no Estádio Nhozinho Santos, em São Luís/MA. A partida de volta ocorreu no dia 26 de janeiro. Todos estes jogos tiveram transmissão pelo LIVE FC.
 
No mesmo dia, Itabaiana/SE e Santa Cruz/PE iniciaram a disputa pela última vaga na fase de grupos. A partida de volta entre sergipanos e pernambucanos será no dia 2 de fevereiro. Ambos os jogos terão transmissão ao vivo pelo SBT e pela Skay. 

 
Confira abaixo os dias, horários e locais das eliminatórias da Copa do Nordeste 2021:
 
16 de dezembro, quarta-feira
19h30 - Atlético/BA 1 x 1 Botafogo/PB - Estádio Antônio Carneiro, Alagoinhas/BA (ida)
22 de dezembro, terça-feira
21h30 - Botafogo/PB 3 x 0 Atlético/BA - Almeidão, João Pessoa/PB (volta)
23 de dezembro, quarta feira
15h45 - Altos/PI 2 x 0 Globo/RN - Estádio Felipe Raulino, Altos/PI (ida)
30 de dezembro, quarta-feira
15h - Globo/RN 1 x 0 Altos/PI - Estádio Manoel Barretto, Ceará-Mirim/RN (volta)
8 de janeiro, sexta-feira
21h30 - Moto Club/MA 0 x 0 CSA/AL - Estádio Nhozinho Santos, São Luís/MA (ida)
26 de janeiro, terça-feira
21h30 - CSA/AL 2  x 0 Moto Club/MA - Rei Pelé, Maceió/AL (volta)
21h30 - Itabaiana/SE 2 x 2 Santa Cruz/PE - Estádio Etelvino Mendonça, Itabaiana/SE (ida)
2 de fevereiro, terça-feira
21h30 - Santa Cruz/PE  x  Itabaiana/SE - Arruda, Recife/PE(volta)
 
Tabela:PRÉ-COPA DO NORDESTE

 
Copa do Nordeste 2021 terá início em fevereiro

 
Competição regional tem início e fim programados para fevereiro e maio, respectivamente.

 
A Diretoria de Competições da CBF divulgou no dia 29 de dezembro de 2020, os documentos técnicos da Copa do Nordeste 2021. Dentre eles, destaca-se a Tabela Básica do torneio, que contém todas as datas pré-programadas para a realização das partidas. De acordo com o ofício, o campeonato regional terá seu início no fim de fevereiro, no final de semana dos dias 27 e 28.
.
 
A tabela básica não contempla os clubes participantes, tampouco o horário e os locais de disputa das partidas - a serem definidos posteriormente. No entanto, as datas de todas as fases da edição de 2021 da Copa do Nordeste já foram pré-definidas. A final do campeonato, que é realizada em jogos de ida e volta entre as duas melhores equipes da competição, está agendada para o início de maio, nos dias 1º e 8.
TABELA: Copa do Nordeste

 
 
Fonte: Wikipédia e Assessoria da CBF 
Em 26 de janeiro de 2021
(Foto: Lucas Figueiredo/CBF)