O Atual Futebol Moderno é Antigo

O Atual Futebol Moderno é Antigo 

 

 

Algumas características do futebol moderno: "pressão, intensidade, triangulação, posicionamento defensivo, posse de bola, marcação alta, superioridade numérica..." 

Seriam estas características modernas ou rebuscadas ? Analisando as características de algumas seleções  precursoras do futebol-arte , percebe-se que todos esses modelos acima já poderiam ser encontrados  em tais seleções. 

 

Analisemos algumas seleções  que revolucionaram o futebol mundial: 

 

Segundo o site preleção , a lendária seleção húngara de 1954 adaptou o  W. M , primeiro esquema de jogo com o recuo do centroavante para buscar o jogo e confundir a defesa. Esse esquema serviu de base para o 4-2-4 usado pelo Brasil na Copa de 1958, todavia Pelé declarou que o Brasil utilizava o 4-3-3. 

 

Segundo , ainda , o site preleção " Sem a bola, a Hungria introduziu o recuo de um dos volantes para a defesa , formando uma linha de quatro zagueiros (movimento que originou a denominação "quarto zagueiro", utilizada até hoje)." 

 

Vale salientar que os brasileiros aprenderam com os escoceses a técnica do futebol-arte , mas foram os tupiniquins que disseminaram pelo mundo a prática do futebol-arte, que é um futebol praticado com habilidade , elegância , alegria e ofensividade.

 

Segundo o próprio rei Pelé , conforme já foi dito, A seleção brasileira de 1958 criou o 4 -3-3. Zagalo era atacante ,  mas recuava para auxiliar a marcação no meio campo. Por esta razão , o Brasil se mostrou ser a defesa mais consistente da Copa , tomando apenas 4 gols ao lado do País de Gales. Pelé disse ainda que  "a seleção brasileira de 1958 foi mais forte do que a seleção de 1970:

 

"individualmente, acho que a de 58 tinha muito mais jogadores que a de 70. Se você for ver, Didi, Nilton Santos, Garrincha, Pelé, Bellini, excelente em bola alta, Zito no meio. Se comparar o número de jogadores, 58 tinha a melhor equipe." A seleção de 58 era um grupo que tinha preparo psicológico , físico e um elenco formidável.

 

 Zagallo falou sobre o esquema tático: "Estávamos com sete jogadores atrás. Quando pegávamos a bola, eu entrava como se fosse um ponta esquerda ofensivo. Jogávamos ofensivamente com a posse de bola e nos fechávamos quando a perdíamos". A escolha de Zagallo para a função se deveu à preparação física: "Eu tive a felicidade de ser escolhido pelo Feola. Tinha outros bons pontas, como o Pepe, mas ele era um jogador de 50m. Eu era um jogador de 100m."

 

Segundo estudiosos do futebol  , a super seleção brasileira de 1970 era formada apenas por camisas 10 do meio campo pra frente. Ou seja, uma seleção de craques , com preparo físico também acima da média e bom entrosamento. Os chutes potentes e cabeçadas certeiras e outros atributos daquela seleção continuam sendo referência para o futebol moderno praticado na Europa.

 

O FUTEBOL TOTAL surge em 1974 com a seleção holandesa . Remonta a Jack Reynolds , treinador do  Ajax por 33 anos no começo do século XX. Também conhecido como carrossel holandês. Obviamente , para elaborar esse esquema , Reynolds já dispunha de farto material de pesquisa , estudo , comparação e inspiração tais como a lendária seleção húngara e as lendárias seleções brasileiras de 1958 e 1970.

 

"Também conhecido como Laranja Mecânica, a seleção que encantou o mundo à época e revolucionou o esporte, teve como princípio base que nenhum jogador de linha guardasse sua posição, ou seja, todos atacavam juntos em blocos e defendiam juntos em linhas. Eles tinham uma intensa troca de bola passando sempre por Cruyff e o mesmo buscava espaços ou dribles de efeito no setor defensivo adversário para dar segmento à jogada" (Rudiero Cassol Fogaça)

 

Jogavam um futebol de muita valorização de posse de bola onde todos os jogadores possuíam enorme qualidade técnica, tornando esse estilo de jogo conhecido como futebol total.

 

A seleção brasileira de 1982 , comandada por Telê Santana , mesmo não conquistando a Copa , produziu um futebol vertical e de muita técnica , com toque de bola envolvente , ofensivo e belos gols. Inspirou e inspira grandes técnicos do futebol mundial.O "tiki-taka" de Pep  Guardiola teria Telê como uma das inspirações do técnico espanhol. O atual estilo de jogo do Bayern parece se inspirar na Seleção de Telê de 1982 e outros esquemas de jogos criados por treinadores de épocas passadas e adaptados às técnicas e avanços da fisiologia e medicina esportiva atuais. Em outras palavras, o atual futebol moderno  é antigo. 

 

 

 

 

Fortaleza - Ceará - Brasil - 24 de agosto de 2020 - segunda-feira 

 

Marcos Antonio Vasconcelos Rodrigues - Acompanha futebol desde os anos 1970. Redator do Site Eternamente Futebol. Professor. Graduado em Letras.