Colunas - Eternamente Futebol

História e função social do rádio

Apesar do advento da televisão e da internet, o rádio não perdeu sua pose e continua sendo um dos veículos de comunicação de maior impacto e repercussão, embora as rádios atuais, com exceções, tenham perdido muito a qualidade em suas programações. Três fatores principais contribuem para que o rádio continue forte:"seu caráter imediatista, a facilidade de produção e transmissão".

Seleção Brasileira à procura do que perdeu: sua identidade

Qual a característica central do futebol brasileiro e consequentemente da nossa Seleção? Simples de responder: equilíbrio entre futebol-arte e conquista de vitórias.A meu ver,essa identidade foi perdida a partir da última conquista do tricampeonato no México, com o desmantelamento por razões diversas,daquela Seleção:Félix,Carlos Alberto, Brito, Piazza, Everaldo; Clodoaldo, Gérson, Rivelino; Jairzinho, Tostão , Pelé. A tentativa de resgate dessa identidade foi realizada duas vezes pelo mestre Telê Santana nas Copas de 1982 e 1986.Contudo , dizem os especialistas que a Copa de 1990 é o divisor entre o futebol antigo,o chamado futebol-arte e o futebol moderno,aquele que se preocupa mais com o resultado,e para isso privilegia a retranca , a marcação  e a força.Entendo que o futebol-arte da nossa Seleção já não mais existia na Copa de 1974. 

Flamengo e Corinthians possuem as maiores torcidas por causa dos torcedores "terceirizados" do Norte e Nordeste

É importante saber o que caracteriza o torcedor misto ou terceirizado. Os torcedores mistos desenvolvem simpatia por um time de seu estado ou  região, mas torcem também por clubes das regiões Sul e Sudeste, principalmente,  ou por times estrangeiros.

O torcedor "terceirizado" é aquele que não torce por nenhum time de seu estado ou região , torce somente por clubes de fora, por julgar que as agremiações  de sua região são fracas e só servem para "apanhar" dos times das regiões mais ricas do país. Essa quantidade de torcedores é bem menor que a dos mistos; Todavia, o  torcedor misto pode ser, também, chamado de "torcedor terceirizado"

A IRRACIONALIDADE DO PAGAMENTO DE SALÁRIOS ASTRONÔMICOS A TÉCNICOS DE FUTEBOL

A irracionalidade do pagamento de salários exorbitantes a técnicos de futebol ( incluindo toda a Comissão Técnica) tem sido uma das razões para a "quebradeira" dos grandes clubes brasileiros.

Ora, a Comissão Técnica não é diretamente responsável pelo sucesso do time que dirige , já que o bom desempenho com a consequente conquista de títulos , depende basicamente da qualidade do elenco que o treinador tem a seu dispor , então por que os grandes clubes brasileiros insistem em continuar pagando salários astronômicos a técnicos de futebol , inclusive ,  totalmente fora da realidade da condição financeira desses clubes? Listo um exemplo:

Futebol brasileiro: são mais de 6 décadas sob a égide da corrupção

De João Havellange até Marco Polo Del Nero foram mais de 6 décadas em que o futebol brasileiro foi administrado por gestores comprovadamente corruptos. João Havellange, (não houve investigações nem provas contundentes contra Havellange, todavia é considerado o pioneiro da corrupção no futebol ) , Ricardo Teixeira , José Maria Marin e Marco Polo Del Nero. Estes três últimos foram banidos para sempre do futebol pela prática de muitos crimes , tais como suborno , lavagem de dinheiro, propina, fraude , dentre outros ilícitos. Embora as principais conquistas de nossa seleção e clubes tenham ocorrido em períodos em que nosso futebol era adminstrado por esses homens é também inegável que os prejuízos que eles causaram ao futebol brasileiro , por meio da corrupção, são altamente danosos  , sendo inclusive , responsáveis pelo declínio progressivo do futebol brasileiro.
 
 

O sucesso do técnico tem relação direta com a qualidade do elenco que ele comanda, talvez com raras exceções

 
Discordo em parte da ideia de que técnicos estrangeiros deixarão legado tático para o futebol brasileiro
 
Nosso futebol é pentacampeão do mundo com técnicos brasileiros. Nosso futebol conquistou dez títulos mundiais de clubes com técnicos brasileiros. A meu ver, o legado que eles podem deixar é a exigência no sentido de cobrar mais profissionalismo dos jogadores. Eles não toleram "barca", contrariamente à maioria dos técnicos brasileiros. 

Conheça algumas ações do Fortaleza Esporte Clube que o qualificam a ser, em muitas áreas, um clube de referência para as demais agremiações do Brasil:

 
A PARCERIA DA DIRETORIA EXECUTIVA , TÉCNICO ROGÉRIO CENI E TORCIDA TRICOLOR PRODUZIRAM DUAS TEMPORADAs  DE OURO DO FEC.

 
A contratação do técnico Rogério Ceni em  novembro de 2017 , respaldado pelo trabalho competente da diretoria executiva e apoio pleno da torcida produziram duas temporadas mágicas em termos de conquistas para o Fortaleza Esporte Clube. Em 2018 , o tricolor alencarino conquistou o título brasileiro da Série B , sagrou-se campeão  ceanse de 2019, conquistou também o título inédito da Copa do Nordeste e a permanência na Série A de 2020, finalizando a competição na nona colocação, melhor posição de um time cearense na Série A  , além de vaga inédita para a Sul-Americana de 2020

Futebol-arte:crônica da minha saudade

O Mundial de Seleções de 1970 foi transmitido em preto e branco. Ainda não havia , no Brasil ,TV em cores. Pela TV ,todas as Seleções tinham a mesma cor: preto e branco. Tive que comprar um álbum de figurinhas pra saber as cores de cada equipe. Escolhi como segunda Seleção aquela que tinha as cores do meu time de coração.Mas, ver os jogos pela TV , ao vivo , já era muita coisa.Contudo havia um problema. Na rua estreita e pequenina em que eu morava só existia uma residência com TV.

Páginas