Colunas - Eternamente Futebol

Futebol-arte:crônica da minha saudade

O Mundial de Seleções de 1970 foi transmitido em preto e branco. Ainda não havia , no Brasil ,TV em cores. Pela TV ,todas as Seleções tinham a mesma cor: preto e branco. Tive que comprar um álbum de figurinhas pra saber as cores de cada equipe. Escolhi como segunda Seleção aquela que tinha as cores do meu time de coração.Mas, ver os jogos pela TV , ao vivo , já era muita coisa.Contudo havia um problema. Na rua estreita e pequenina em que eu morava só existia uma residência com TV.

Cair para a Série B seria um “mal necessário “ ao Cruzeiro

A atual situação do Cruzeiro é um pouco semelhante à enfrentada pelo Internacional em 2016, ano em que o time colorado amargou o rebaixamento à Série B.
Àquela época , o time gaúcho enfrentava problemas internos, inclusive , entre a torcida, além de crises administrativa e financeira.

Flamengo e Corinthians possuem as maiores torcidas por causa dos torcedores "terceirizados" do Norte e Nordeste

É importante saber o que caracteriza o torcedor misto ou terceirizado. Os torcedores mistos desenvolvem simpatia por um time de seu estado ou  região, mas torcem também por clubes das regiões Sul e Sudeste, principalmente,  ou por times estrangeiros.

O torcedor "terceirizado" é aquele que não torce por nenhum time de seu estado ou região , torce somente por clubes de fora, por julgar que as agremiações  de sua região são fracas e só servem para "apanhar" dos times das regiões mais ricas do país.

Torcedores mistos: por que parte da torcida cearense nutre afeição por times de outras regiões? (Algumas causas)

As grandes redes de televisão têm suas sedes localizadas nas regiões Sul e Sudeste. As TVs locais reproduzem , quase em sua totalidade, as programações produzidas por essas redes.Elas ditam a moda, os costumes e, praticamente, formam a opinião pública nacional.E, é claro, influenciam diretamente para a escolha do time para o qual grande parte do  povo  irá torcer. 

Num país em que o povo não lê, ama novelas, carnaval, futebol e bebida  alcoólica a televisão acaba sendo mesmo o quarto poder, (embora se diga que é a imprensa  em geral), inclusive, poder para determinar os times de maiores torcidas